Política Pública de Qualificação
Apresentação
A Divisão de Qualificação Social Profissional é a unidade da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) responsável pela execução, no Paraná, da Política Pública de Qualificação. As ações de qualificação social e profissional são implementadas por meio de Planos de Qualificação, concebidos em três modalidades:
- Planos Territoriais de Qualificação (em parceria com o MTE, municípios e entidades sem fins lucrativos), visando atender demandas por qualificação identificadas com base na territorialidade;
- Planos Setoriais de Qualificação (em parceria com MTE, sindicatos, empresas, movimentos sociais e governos municipais) buscam o atendimento de demandas emergenciais, estruturantes ou setorializadas de qualificação;
- Projetos Especiais de Qualificação (em parceria com MTE, entidades do movimento social e organizações não-governamentais) destinam-se ao desenvolvimento de metodologias e tecnologias de qualificação social e profissional.
Objetivos
Geral:
Proporcionar, ao cidadão trabalhador, conhecimentos que lhe permitam qualificar-se, requalificar-se e atualizar-se para o exercício de funções demandadas pelo mundo do trabalho, compatíveis com a complexidade tecnológica do trabalho, o seu grau de conhecimento técnico e o nível de escolaridade, numa perspectiva cidadã, ou seja, que lhe permita condições de (re)inclusão social e profissional.
Específicos:
- Auxiliar na ampliação da probabilidade de obtenção de trabalho e de geração ou elevação de renda, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego;
- Favorecer o aumento da probabilidade de permanência no mercado de trabalho, reduzindo os riscos de demissão e as taxas de rotatividade;
- Facilitar a inserção/reinserção no mercado de trabalho;
- Contribuir para a elevação do nível de escolaridade;
- Contribuir para a erradicação do analfabetismo da PEA;
- Oportunizar condições para o resgate da cidadania, buscando a articulação entre o pensar e o fazer, o produzir e o construir a cidadania;
- Auxiliar no avanço conceitual e metodológico da Educação Profissional de nível básico, em busca de novos paradigmas.