Perguntas Frequentes da Ouvidoria
O que é uma Ouvidoria?
A Ouvidoria é um espaço voltado para o registro de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. E a Ouvidoria SETR é uma espécie de canal entre a Secretaria e cidadãos/servidores, para tratar de matérias relativas ao Trabalho, Qualificação e Renda no âmbito do Estado do Paraná.
O que é uma manifestação?
Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a Ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos.
Quais são os tipos de manifestação?
SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública Estadual;
ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.
SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e
DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
Como posso fazer uma manifestação?
A manifestação pode ser feita pela Internet, através do Sistema eletrônico SIGO, encontrado no site : https://www.trabalho.pr.gov.br/Pagina/Ouvidoria
O que é e para que serve o SIGO?
É o sistema pelo qual é feito o encaminhamento de manifestações. Está disponível na internet e funciona 24 horas.
E quanto aos pedidos de acesso à informação?
Para pedidos de acesso à informação poderão ser feitos no mesmo sistema.
Quem pode se manifestar?
Qualquer pessoa, física ou jurídica.
Qual o prazo para receber a resposta?
O prazo para resposta é de 20 (vinte) dias, prorrogável por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa.
Caso não seja possível atendê-lo dentro deste prazo, a ouvidoria deverá informar sobre os encaminhamentos, as etapas e os prazos previstos para uma resposta conclusiva, ou solicitar informações adicionais.