Sejuf, ACP e Prefeitura de Curitiba planejam uma série de ações conjuntas 02/05/2022 - 13:54

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Prefeitura de Curitiba deram o primeiro passo na última quinta-feira (28), para uma série de ações conjuntas voltadas à geração de emprego e renda. "Já temos várias ações engatilhadas que ocorrerão agora em maio, outras que precisamos planejar e organizar, como as ações do Mês do Comércio, mas também temos ideais completamente novas que precisaremos desenvolver estudos de viabilidade técnica e formar grupos de trabalho. De concreto, temos a disposição de trabalharmos conjuntamente com a ACP e a Prefeitura de Curitiba", afirmou o secretário Rogério Carboni.

O principal foco das ações conjuntas está na divulgação de vagas de emprego disponíveis nos mais diversos setores. "A prefeitura e o governo estadual fazem um excelente trabalho de diálogo com o setor produtivo para intermediação de postos de trabalho. Agora, precisamos levar a informação dessas vagas disponíveis para perto das pessoas. Vamos marcar uma conversa com a Urbs visando utilizar os terminais de ônibus, e a Prefs TV que transmitem nos biarticulados e ligeirinhos, para potencializar isso", explicou Bruno Pessuti, Chefe de Gabinete do vice-prefeito Eduardo Pimentel, que garantiu que vai buscar a liberação das praças da cidade para as atividades da Sejuf.

A ACP também colocou o seu painel da Rua XV de Novembro para a divulgação de vagas, além de contatar diretamente seus associados informando dessas vagas e sugeriu uma série de ações para o próximo período. "Surgiram várias ideias, como escolher sempre um dia, um mês para promover algum segmento da economia que precise de mão de obra e já ficou determinado o mais próximo de nós: o Dia do Comerciante em 16 de julho. Podemos realizar diversos mutirões neste mês para convocar trabalhadores para o comércio, e isso pode servir de modelo para outras atividades", disse Camilo Turmina, presidente da ACP.

De acordo com Rafael Santos, gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, a possibilidade de instalação de postos avançados da agência nos terminais de ônibus e a realização de mutirões de emprego temáticos, deve ampliar o preenchimento das vagas captadas em Curitiba e região metropolitana. "Ficamos muito empolgados com o apoio da prefeitura e da ACP na divulgação das vagas, mas também na divulgação dos eventos da Sejuf. Nesta próxima quinta-feira (5), por exemplo, teremos mais de 500 vagas disponíveis em mutirão voltado para atender a demanda de mão-de-obra de cerca de 10 supermercados", adiantou Rafael.