Secretaria da Justiça, Família e Trabalho leva experiência do Paraná no “Fórum Nacional dos Secretários do Trabalho” no Espírito Santo 15/04/2022 - 07:00
A atuação das 216 Agência do Trabalhador e dos 183 Postos Avançados e o programa “Carretas dos Conhecimentos” foram duas das ações apresentadas pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná no “Fórum Nacional dos Secretários do Trabalho”, realizado nos dias 13 e 14 de abril em Vitória, no Espírito Santo. A chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, Suelen Glinski, representou o secretário Rogério Carboni no evento.
“É importante levar a experiência que temos no Governo do Paraná na área de empregabilidade, que hoje serve de modelo para os demais Estados”, afirmou Rogério Carboni.
Durante o evento, secretários do Trabalho de todo o Brasil debateram a necessidade de ações para o fortalecimento do Ministério do Trabalho. O documento, elaborado ao final do encontro, reforça a necessidade de definir políticas públicas de caráter permanente para proteção e geração de empregos.
“O nosso primeiro objetivo é reduzir a informalidade no mercado de trabalho no Brasil. Nesse aspecto, o Paraná tem mostrado que intermediar obras pelo Sistema Sine, com as Agências do Trabalhador, aumenta o número de empregados com carteira assinada”, observou Suelen Glinski.
Em 2021, o Paraná foi o líder nacional em contratações pelas Agências do Trabalhador, com mais de 110 mil contratados. O Ceará foi o segundo lugar com mais de 46 mil e São Paulo foi o terceiro com pouco mais de 42 mil. No Sul, a diferença é ainda maior, com o Rio Grande do Sul na segunda posição com 22,5 mil vagas.