No primeiro trimestre, Paraná cria 29 mil empregos pelas Agências do Trabalhador 20/04/2022 - 16:30

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho divulgou nesta quarta-feira (20) os dados de geração de emprego no primeiro trimestre de 2022 pelas Agências da rede Sine do Paraná. De janeiro a março, foram captadas 65.167 vagas de emprego nas 216 agências no estado. "Esse é o resultado de uma política acertada, voltada para geração de emprego e renda. O Governo do Estado está fazendo a sua parte para ajudar o Brasil na recuperação econômica neste início do pós-pandemia", disse o secretário Rogério Carboni.

Das mais de 65 mil vagas captadas, 29.053 foram preenchidas nas contratações formais, o que representa 44,58% de aproveitamento. "O resultado em relação aos demais estados, mostra que o Paraná ter a maior rede em número em quantidade e a  melhor qualidade de atendimento. O Paraná hoje é o estado que mais coloca trabalhadores no mercado.", explica a chefe do Departamento de Trabalho da Sejuf, Suelen Glinski.

Em comparação com o primeiro semestre dos últimos três anos, o número de vagas cresceu 72% (37 mil em 2019, 42 mil em 2020 e 45 mil em 2021). A conversão dessas vagas em empregos efetivos também cresceu: 22 mil em 2019, 25 mil em 2020 e 21 mil em 2021. "Em 2021, o Paraná representou 30% do total de trabalhadores que efetivamente conseguem emprego pelo sistema público de atendimento das agências do trabalhador, liderança absoluta de geração de empregos no Brasil", completou Suelen.

Nesses dados não estão inclusos empregos gerados por fora do sistema Sine, que ainda será totalizado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. Portanto, o número total de empregos criados no Paraná nesse primeiro trimestre é ainda maior.

O secretário Carboni afirma que o diferencial do Paraná está nos programas públicos de qualificação de mão de obra. "Hoje, a Secretaria do Trabalho investe na qualificação profissional, como por exemplo, as Carretas do Conhecimento, que percorrem todo o Paraná".

"Desde o início desse programa, conseguimos capacitar mais de 10 mil trabalhadores pessoas no Paraná que puderam optar por uma nova profissão e que estão preparados para as vagas de empregos ofertadas. Além de outros programas de qualificação, temos o diferencial da qualidade técnica do pessoal que atende e orienta quem procura uma oportunidade de trabalho", destacou Carboni.