Em sessão solene do Dia do Trabalhador, vice-governador Darci Piana destaca resultados da Sejuf 03/05/2022 - 15:47

Nesta segunda-feira (2), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene em homenagem ao 1º de Maio, Dia do Trabalhador, proposto pelos deputados Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia, Luiz Claudio Romanelli (PSD), primeiro secretário, e Paulo Litro (PSD). "Tive a honra de participar dessa linda homenagem dos nossos deputados aos trabalhadores e ao setor produtivo, o que já é tradição de 27 anos. Fico muito feliz de poder representar o governo Carlos Massa Ratinho Júnior neste evento importante", disse o secretário de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Rogério Carboni.

Durante a sessão, comandada pelo vice-presidente da Assembleia, deputado Tercílio Turini (PSD), foi dada a palavra, representando o governo estadual, ao vice-governador Darci Piana, que recentemente foi reconduzido a presidência da Fecomério-PR. "Somos o estado que no ano passado ficou em primeiro lugar na geração de emprego proporcionalmente ao tamanho da população. O estado de São Paulo tem 46 milhões e nós temos apenas 11,5 milhões, mas proporcionalmente ficamos em primeiro na geração de emprego", disse o vice-governador.

Segundo dados do Caged do Ministério do Trabalho, em 2021, o Paraná gerou 172.636 novos empregos formais, ficando atrás apenas de São Paulo (814.035), Minas Gerais (305.182) e Rio de Janeiro (178.098), mas como tem uma população total inferior a estes estados, proporcionalmente o Paraná gerou mais empregos. "Esse ano já começamos com janeiro, fevereiro e março com volumes extraordinários. Isso é fruto dessa tranquilidade política que acontece aqui no Paraná, essa convivência pacífica do nosso governo com esta Assembleia, com o Tribunal de Justiça, com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público. É isso que tem dado a confiança aos empresários a investirem no Paraná", destacou Darci Piana.

No primeiro trimestre de 2022, o Paraná gerou 36.895 empregos formais, sendo que 29.041 foram intermediadas pelo Departamento de Trabalho da Sejuf, através das 216 Agências dos Trabalhadores e 183 Postos Avançados, espalhados em todo o estado, além das ações do programa Emprega Mais Paraná que leva Mutirões de Emprego e Agência do Trabalhador Itinerante para diversos municípios. "Vamos seguir trabalhando para continuar obtendo bons resultados. Precisamos ampliar esse contato com o setor produtivo para geração de oportunidades de trabalho, e também disponibilizar os nossos cursos gratuitos de qualificação profissional das Carretas do Conhecimento", completou Rogério Carboni.

Também participaram da solenidade o professor Walter Cézar, representando a Central Força Trabalhista do Brasil, o empresário Alaides Francisco de Oliveira, presidente da AECIC (Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba), o advogado Paulo Henrique Zaninelli, representante a OAB-PR, a desembargadora Ana Carolina Zaina presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), além dos deputados estaduais Soldado Fruet (PROS), Tiago Amaral (PSD) e Soldado Adriano José (PP), a vereadora de Curitiba, Flávia Francischini (União), e o deputado federal Ney Leprevost (União) que já foi o titular da Sejuf.