Carreta do Conhecimento tem aula inaugural em Curitiba 25/04/2022 - 17:03

O secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, participou nesta segunda-feira (25) da aula inaugural 2022 do projeto Carreta do Conhecimento, uma parceira da Sejuf, prefeituras municipais, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Volkswagen e a Fundação Volkswagen, que faz parte do programa Paraná Competitivo. "São 63 carretas em 55 cidades em todas as regiões do Paraná, oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas", disse Carboni.

O lançamento do projeto, com o curso de panificação no Boqueirão, contou ainda com representantes do Senai, do presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep), Vilson Felipe Borgmann, do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), e do vereador Professor Euler (MDB). "Vamos avançar na formação de mão de obra e garantir emprego, renda e dignidade aos paranaenses", afirmou o secretário.

Borgmann explicou que o curso atende a uma demanda de profissionais qualificados do setor de panificação do Paraná, tanto industrial quanto no varejo. "O Paraná tem 5,3 mil padarias gerando 70 mil empregos diretos, não contando padarias dentro do supermercado, nem café com padaria. Dessas mais de 5 mil padarias, 30% estão precisando de mão de obra qualificada", disse.

"É isso que a Carreta está fazendo. Ao final do curso, todos vão ganhar um certificado que vai possibilitar iniciar a carreira já com um salário maior de quem inicia sem esse curso de qualificação. Isso é um incentivo que precisamos para o nosso setor", completou.

O curso tem duas turmas de 20 pessoas, uma de manhã, outra de tarde, com duração de cerca de um mês (80 horas) e conta com toda estrutura física necessária. "É uma experiência incrível poder dar aula contando com todo esse aparato, além de ser gratificante poder ajudar a melhorar a vida das pessoas", disse o professor do curso, Márcio Mello.

A Carreta da Panificação conta com duas batedeiras, uma amassadeira, uma divisora, uma modeladora, um cilindro, um forno, uma climatizadora, tudo de nível industrial, além de duas balanças de precisão, uma geladeira, um microondas, e um projetor para apresentação de conteúdos durante as aulas.

Em Curitiba, também iniciaram as aulas no Jardim Botânico, com o curso de Informática, e na CIC, com o curso de Mecânica Básica "A integração entre a prefeitura de Curitiba, o Governo do Estado que sempre é forte, junto também o sistema social da indústria através do Sesi. É um trabalho importante que vai profissionalizar os curitibanos. Agradeço ao sindicado da panificação pela oportunidade, pelo trabalho e acho que esse trabalho tem vida longa", disse o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Carboni e Pimentel também acompanharam a Carreta do Conhecimento de Confecção que está na reta final do curso. "Vamos acionar a Agência do Trabalhador para cadastrar as formandas no sistema, para que elas não precisem se deslocar até o centro, e entrar em contato com as empresas do setor e quem sabe já sair daqui, além de certificada, já empregada também", disse a chefe do Departamento de Trabalho da Sejuf, Suelen Glinski.

Todas as 63 Carretas do Conhecimento terão duas turmas com os seguintes cursos: Panificação, Instalações Elétricas, Confecção, Mecânica Automotiva, Manutenção de Motocicletas, Eletricidade Automotiva, Mecânica Industrial, Refrigeração Residencial, Automação Industrial e Informática. "É a maior escola técnica das Américas. Com certeza vocês vão sair daqui com um certificado que tem peso no mercado e que é um diferencial certo, podendo ser determinante na hora da escolha do empregador em quem contratar, ou seja, vai fazer muita diferença na vida de vocês" disse Everson Buch, coordenador de Ações Móveis do Senai-PR.

Para participar do projeto, basta ter 16 anos (18 para o curso de Elétrica Residencial), ter o ensino fundamental completo, e ir até uma das 216 Agências do Trabalhador do Paraná. Todas as informações sobre as localidades e datas de início e fim dos cursos estão disponíveis neste link: https://www.justica.pr.gov.br/Pagina/Projeto-Carreta-do-Conhecimento-2022